O Golden Retriever

histor1Até 1959 acreditava-se que os Golden Retrievers tinham como origem cães de um circo russo que teriam sido comprados por Lord Tweedmouth durante uma visita a Brighton, Inglaterra. Realmente foi ele o responsável pelo desenvolvimento da raça. Os primeiros Golden Retrievers com um padrão fixado, na época chamados “Yellow Retrievers”, tiveram origem na propriedade do Lord Tweedmouth em Guisachan, Escócia, por volta do ano de 1865.

Os fatos foram descobertos pela Sra. Elma Stonex que pesquisou por mais de 10 anos as origens da raça e juntamente com o 16º. Lord Ilchester (sobrinho-neto de Lord Tweedmouth) em 1959 apresentaram a história dos Golden Retrievers ao Kennel Clube da Inglaterra que então oficialmente reconheceu, documentou e informou aos outros Kennels e Associações.

A raça foi desenvolvida a partir de um retriever amarelado com pelo longo e cacheado chamado “Nous”, comprado por Lord Tweedmouth de um sapateiro de Brighton.

De volta a Escócia, Nous foi cruzado com uma cadela Tweed Water Spaniel chamada “Belle” e os filhotes receberam diversos outros cruzamentos, com Terra Nova, Setter Irlandês, e vários diferentes Spaniels, sendo que os primeiros pedigrees com as características da raça já fixadas datam do final do século XIX e início do XX.

Os Golden Retrievers migraram para a América durante o todo o século XX, e mais acentuadamente a partir das décadas de 60-70.histor2

Atualmente o tipo dos cães nos EUA, Canadá e praticamente toda a América do Norte difere ligeiramente do de seus antecessores ingleses, que com o restante da Europa e Oceania, formam um outro bloco. As diferenças são principalmente na tonalidade de cor e textura da pelagem.