Temperamento Golden Retriever

temper3O Golden Retriever, antes de mais nada, é extremamente inteligente e leal.

Graças a isso, tornou-se um cão “multi-função”, ou como muitos especialistas definem um “Super Cão”.

Exageros à parte, esta enorme capacidade, que o coloca no entender de diversos especialistas e estudiosos entre as 5 raças mais inteligentes, tornou-o adaptável a diversos tipos de trabalho, muitos deles complexos, como guia para cegos, farejador de drogas, resgate, pastoreio e apartação, entre outros.

Originalmente o Golden Retriever era basicamente usado como cão de caça, sendo sua especialidade a busca da caça abatida, particularmente aves, mas com pouco treino mostrou-se também capaz de farejar e sair em busca da presa.

temper4

A palavra RETRIEVE tem as acepções de RESGATAR, DEVOLVER, ENCONTRAR, e define bem esta característica dos Golden Retrievers pois eles adoram nos trazer as coisas que atiramos.

O proprietário de um Golden Retriever deve estar sempre preparado para receber estranhos presentes, como luvas de jardinagem, ferramentas esquecidas pela casa, meias caídas do varal, pedras, etc.

temper5O cão não deve ser punido por isso, pois é um de seus instintos básicos. Ao contrário deve ser premiado (um biscoitinho canino faz milagres !!) e encorajado a fazê-lo, pois através destas brincadeiras está sendo desenvolvido mais um laço de amizade, um vínculo entre o cão e seu dono.

O Golden Retriever é um cão que late pouco, e normalmente só o faz para dar alarme ou se comunicar com os donos, usando para isso vários latidos, grunhidos e sons diferentes, que junto com as expressões faciais estabelece um “dicionário” que ele sempre espera que seja compreendido.

Além da excepcional inteligência o Golden Retriever tem características físicas marcantes como a bela pelagem, uma cabeça forte e nobre, um olhar doce, uma expressão risonha e alegre e compleição física robusta.

Estes traços especiais e a total dedicação ao dono, extensiva à toda a família explica a enorme popularidade que a raça alcançou em todo o mundo.

Desta forma vemos o Golden Retriever nadando com as crianças, acompanhando a família nas viagens, caçando, brincando, sendo enfim o “amigão” leal, valente e afetuoso com que todos sonhamos conviver.